Mercúrio


Mercúrio, na mitologia romana, associado ao deus grego Hermes, é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio, o filho de Maia, uma Plêiade, e Júpiter. O seu nome é relacionado à palavra latina merx ("mercadoria"; comparado a mercador, comércio). Nas suas formas mais antigas, ele aparenta ter sido relacionado ao deus etrusco Turms, mas a maior parte das suas características e mitologia são "emprestadas" do deus grego, Hermes.

Mercúrio é o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter, nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu. Quando Proserpina foi raptada, tentou ajudou sua mãe Ceres (Deméter) a resgatá-la dos infernos, intermediando um acordo com Plutão, que raptou e casou com a sobrinha. É o deus da eloquência, do comércio e dos viajantes, a personificação da inteligência. Como seu correspondente grego é o protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, é o mensageiro. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu.

Mercúrio influenciou o nome de uma série de coisas em vários campos da ciência, tais como o planeta Mercúrio e o elemento mercúrio.

A palavra mercurial é geralmente usada para se referir a algo ou alguém errático, volátil ou instável, derivado da rapidez dos voos de Mercúrio de um lugar para o outro. O termo vem da astrologia e descreve o comportamento esperado de alguém sob a influência do planeta Mercúrio.

Comentários