Flora


Flora (derivado do Latin “floris”) é a Deusa romana da primavera e das flores. O seu nome é a origem das palavras “flor”, e  também pode ser relacionado com as palavras “prosperar”, “florescendo”, “abundante” e “fresco” e “florescendo”. É também usado pra designar o reino das plantas. Ela é a responsável pela potência da natureza, aquela que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”.

Flora era retratada pelos romanos vestindo roupas leves de primavera, segurando pequenos buquês de flores, às vezes coroas de flores. Conta-se que flores caíram dos seus cabelos em cascata, como rosas espalhadas e no seu jardim viam-se veados e coelhos pois o seu reino não eram as florestas, mas jardins e campos, nos quais nenhum animal selvagem pode entrar. O mel, feito de flores, é um dos seus dons.

Invocava-se Flora para facilitar a conceção. Além de ser uma Deusa que auxilia na renovação da vida, no florescimento de novas ideias e plantas. A sua capacidade de trazer renovação e oferecer às pessoas uma nova chance de fazer algo era um desejo que todos gostariam de ver ganhar vida. Eram oferecidas orações pela prosperidade dos frutos maduros do campo e das árvores. Ela também era considerada uma Deusa da flor da juventude e dos seus prazeres.

Flora seria a versão romana da Deusa Grega Clóris (cujo nome significa “amarelo ou verde pálido”, a cor da primavera) e por isso os seus mitos são os mesmos, mudando apenas o nome dos Deuses envolvidos para os seus correspondentes na mitologia em questão.

Comentários