Dīs Pater

Dīs Pater (à esquerda)


Dīs Pater ( /ˌdɪs ˈpeɪtər/, latim: [diːs ˈpatɛr]; genitivo Dītis Patris) era um deus romano do submundo. Dis estava originalmente associado a terras agrícolas férteis e riqueza mineral, e como esses minerais vieram do subsolo, mais tarde ele foi comparado às divindades ctónicas Plutão (Hades) e Orcus.

Dīs Pater era comumente abreviado para simplesmente Dīs e este tornou-se um nome alternativo para o submundo ou parte do submundo, como a Cidade de Dis da Divina Comédia de Dante, que compreende o Inferno Inferior.

Pensa-se frequentemente que Dīs Pater também era um deus celta. Essa confusão surge da citação em segunda mão de um dos comentários de Júlio César sobre as Guerras Gálicas (VI: 18), onde ele diz que todos os gauleses reivindicaram descendência de Dīs Pater. No entanto, a observação de César é um exemplo claro de interpretativa Romana: o que César quis dizer foi que todos os gauleses reivindicaram descendência de um deus gaulês que o lembrou do romano Dīs Pater, um escólio na Farsália iguala Dis Pater a Taranis, o chefe. divindade do céu na religião gaulesa. Existem diferentes candidatos possíveis para esse papel na religião celta, como Gaulish Sucellus, Irish Donn e Welsh Beli Mawr, entre outros. 

Comentários